NOME DE ALMA



Os povos indígenas tem o costume de dar a cada integrante da tribo um nome de alma que é ligado a aspectos, elementos, acontecimentos ou coisas da natureza. A escolha deste nome é sagrada. Na concepção guarani, por exemplo, o que determina o nome é o lugar de onde vem a alma da criança, não sendo jamais uma decisão arbitrária dos pais. Geralmente a alma do filho aparece em um sonho para os pais e sussurra seu nome. Mas a confirmação final é sempre do rezador da tribo, pois, somente ele, o nhanderu’i, pode referendar ou não o nome da alma.
Geralmente, os nomes de alma remontam uma profunda religiosidade, relacionando-se quase sempre a ideia de luz, desde o brilho ao troar do relâmpago, que são elementos fundamentais na mística guarani. Alguns nomes usuais entre os homens são: Avapoty (ava = homem / poty = flor), Avajupiá (jupiá = subir), Kuruayju (kuruay = sol), Wera’i (pequeno brilho), karai Katu (luz verdadeira) e Karai Mirim (karai = dono/senhor / mirim = pequeno). Entre as mulheres: Tacuaverá (verá = brilhar), Tacuayvay (yvay = céu), Ara (dia). Assim como os guaranis, é comum os cristãos nomearem suas crianças com referências bíblicas, como João, José, entre outros.
Nas culturas indígenas, ao receber um nome a criança recebe toda carga espiritual do seu povo. Na carga espiritual de um povo está a raiz da sua sabedoria. As tribos reconhecem a força da pessoa na vibração do seu nome de alma. Para tentar entender melhor esta mística, podemos pensar que existem várias técnicas para transmitir uma mensagem com eficiência, mas para aprender a sabedoria contida nela, não basta apenas ouvi-la ou vivencia-la. É preciso trazê-la para dentro do coração e sentir toda a sua vibração.
Você já imaginou ou sentiu qual é o seu nome de alma? Aquele ligado à iluminação, que traz a vibração de algo maravilhoso da sua natureza, que se parece muito com o seu melhor. Sinta o que forte em você para buscar o seu nome de alma. Comece identificando um aspecto iluminado da sua personalidade, uma sabedoria ligada aos valores humanos como amor, verdade, ação correta, não violência e paz ou algo muito bom que esteja na sua essência. Faça como os índios: Peça ao “Grande Espírito” para sonhar com o seu nome de alma. Em algum momento ele chegará e fará o seu coração vibrar.
Isabela Avelar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo