AMOR: o quinto elemento

(Atividade Voluntária no Amparo Maternal)

A energia dos quatro elementos da natureza juntos (TERRA, ÁGUA, AR e FOGO) forma a força maior, que é o quinto elemento: o AMOR. Sem ele, não há sentido nos outros elementos.

“Existimos para amar, nascemos com o desejo de amar e de sermos amados. Amar dá sentido e propósito para as nossas vidas. O amor é a única resposta sã e satisfatória ao problema da existência humana” (Erich Fromm)

Sawabona e Shikoba: uma mensagem do amor

Existe uma tribo no sul de África com um costume verdadeiramente belo. Um exemplo de amor! Quando alguém se comporta de forma inadequada, os membros da tribo levam essa pessoa ao centro de sua aldeia e todos a rodeiam. Durante dois dias eles recordam a essa pessoa todas as coisas boas que ela já fez. Esse costume é conhecido como Sawabona e Shikoba.

Esta tribo acha que todos nós viemos ao mundo sendo bons e desejando segurança, amor, paz e felicidade. Ocorre que na busca de nosso lugar, no dever de nossa vida, podemos cometer erros. Estes deslizes são para eles gritos impacientes de auxílio, pedidos de ajuda.

Eles acreditam que no anseio de se sentirem seres especiais e bons, as pessoas às vezes falham em seu comportamento. Então, reúnem-se para direcionar os que erraram e reconectá-los com sua verdadeira natureza, recordando-lhes de quem eles são e, na realidade, lembrando-os de que podem dar novamente a mão à sua verdade.

Assim, quando isto ocorre, todos lhe repetem “Sawabona e Shikoba”. 

“Sawabona” significa “eu respeito você, valorizo você e você é importante para mim” e a pessoa responde “Shikoba”, que quer dizer “então… eu sou bom e eu existo para você”. Este ato de reconhecimento reconstrói o interior maculado da pessoa que errou, fazendo com que ela se sinta querida e valorizada.

Utilizando a linguagem do amor, esta tribo lembra diariamente que todos são especiais e que o interior de todos eles é bom, ainda que às vezes não atuem de forma correta.

Amor próprio - seguindo a sabedoria da tribo africana

A atividade "Amor Próprio" contribuiu para despertar sentimentos bons em cada um dos participantes. Primeiro ela foi desenvolvida por meio da escrita revelando sonhos, alegrias e sentimentos positivos. Tentamos entrar no universo do coração para despertar o grande amor que existe neste local sagrado. Depois os participantes foram fotografados. O objetivo foi justamente colocar cada um no centro das atenções, de uma forma amorosa, alegre e brilhante. Esta foi uma experiência incrível e reveladora, que pode ser vista nas fotos deste álbum e sentida nos depoimentos abaixo:

Sou a Nathyele e tenho 12 anos. Amor, carinho e respeito são fortes sentimentos que tenho no meu coração. Passear com minha família me deixa muito feliz! Gosto de conversar com minhas amigas pelo telefone. Quero ser estilista e formar uma linda família.

Sou o Gustavo Oliveira e tenho 12 anos. Amor, carinho, alegria, felicidade e coragem são fortes sentimentos que tenho no meu coração. Estar com meus amigos e com minha família me deixa muito feliz! Gosto de jogar bola, capoeira e sair com meus amigos. Quero ser um grande cantor de funk ou jogador de futebol.

Sou o Anderson Andrade Mendes e tenho 10 anos. Amor e felicidade são fortes sentimentos que tenho no meu coração. Ver o meu pai bem me deixa muito feliz! Gosto de mexer no telefone e andar de bicicleta. Quero ter meu carro e minha casa.

Sou o Kauã e tenho 12 anos. Amor, fé e respeito são fortes sentimentos que tenho no meu coração. Ir a igreja aos domingos me deixa muito feliz! Gosto de jogar futebol. Quero ser um jogador de futebol para me divertir e cuidar dos pobres.

Sou o Gabriel e tenho 12 anos. Acreditar nas possibilidades é um forte sentimento que tenho no meu coração. Ir ao clube me deixa muito feliz! Gosto de arrumar a casa. Quero viajar no tempo.

Sou a Isabella Cândida e tenho 9 anos. Fé, alegria e paz são fortes sentimentos que tenho no meu coração. Minha família me deixa muito feliz! Gosto de conectar com a natureza. Quero ser veterinária e ter uma vida eterna.

Sou a Vitória e tenho 11 anos. Amor, fé e paz são fortes sentimentos que tenho no meu coração. Estar junto de pessoas que eu gosto me deixa muito feliz! Gosto de ficar com meus familiares e amigos. Quero ser uma boa pessoa, sempre.

Sou a Sabrina e tenho 11 anos. Amor, paz e felicidade são fortes sentimentos que tenho no meu coração. Estar com minha família me deixa muito feliz! Também gosto de estar com meus amigos. Quero ter uma Ferrari.

Sou a Maria Eduarda Martin e tenho 12 anos. Coragem, amor e alegria são fortes sentimentos que carrego no meu coração. Estar com meus amigos e com a minha família me deixa muito feliz! Gosto de dormir, de brincar. Quero ser modelo e me formar em uma ótima faculdade para ter um futuro bom.

Sou a Dannyelle e tenho 12 anos. Amor, gratidão e amizade são fortes sentimentos que tenho no meu coração. Ter a minha família comigo me deixa muito feliz! Gosto de ficar com meu irmão e ajudar a minha mãe. Quero ir para Londres.

Eu sou a Estefane e tenho 12 anos. Amor, carinho e amizade são fortes sentimentos que tenho no meu coração. Minha família me deixa muito feliz! Gosto de dormir. Quero ser delegada.

Eu sou a Ingrid Lorrane e tenho 11 anos. Alegria, paz e harmonia são fortes sentimentos que carrego no meu coração. Estar com a minha irmã me deixa muito feliz! Gosto de brincar com as minhas amigas. Quero ser modelo.

Eu sou o Alef Gabriel e tenho 11 anos. Amor, felicidade e afeto são fortes sentimentos que tenho no meu coração. Ver a minha mãe alegre me deixa muito feliz! Quero ser cientista.

Dica de filme: A corrente do bem https://www.youtube.com/watch?v=mrsmk_jlBuE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo