O elemento AR

(Atividade voluntária realizada com crianças e professores do Amparo Maternal)

O AR é o elemento da Vida. Não conseguimos viver sem ele já que é absorvido por meio da nossa respiração. É o elemento mais sutil. É impossível vê-lo, mas podemos senti-lo na nossa pele e ver as suas ações como objetos voando ou se movimentando. É o elemento da sabedoria, do conhecimento, da comunicação. Está relacionado à nossa mente, ao intelecto.

Possui uma força inegável, que pode ser vista nos furacões e vendavais. Sua força também é relacionada a geração da energia da transformação. Mesmo uma leve brisa é capaz de transportar as sementes e o pólen das flores, propiciando a renovação da vida.

O AR e a Comunicação

O AR é relacionado à comunicação porque a voz e o som são manifestações deste elemento. É através da vibração do ar em nossas cordas vocal que produzimos voz. Ele conduz melhor as ondas sonoras que formam o som.

Poder da palavra - A força do elemento AR está relacionada também com o poder da palavra, tanto para destruir quanto para ajudar as pessoas.

A sabedoria dos nossos ancestrais índios (xamãs) nos ensina a dar valor às palavras e a dizer, no momento certo, apenas a VERDADE DO NOSSO CORAÇÃO. Também revela que todo remédio é adquirido pelo simples fato de ouvir.

Poder de cura - A tradição tupy-guarani acredita que o ser humano é uma "palavra-habitada". Que um som tem o poder de criar, de curar, de transformar, de ferir. Os tupys desenvolveram técnicas de cura utilizando-se de cantos, emissão de sons, palavras sagradas.

Instrumentos musicais – instrumentos de sopro como flautas, além de harpas, sinos, mensageiros do vento refletem a vibração do elemento AR. A maraca, o mais antigo instrumento ancestral utilizado pelos curadores para ampliação da consciência e utilizado como um instrumento de limpeza e purificação espiritual, também pode ativar a energia deste elemento.

Roda sagrada

O AR é o elemento da região Norte, direção cardeal relacionada com os mestres e com a ancestralidade, com a sabedoria. É onde aprenderemos o conhecimento do sagrado, como reconhecer o poder do pensamento e das palavras, através da oração.

Animais de poder

Os pássaros estão diretamente ligados ao elemento ar. Para representar este elemento escolhemos uma ave sagrada, a CORUJA.

A Coruja nos fala de mudanças e transformações e nos ajuda a superar o medo da transformação. A Coruja é uma silenciosa caçadora noturna, que percorre a mais densa floresta. Embora mais conhecida por sua aguçada visão noturna, ela enxerga muito bem à luz do dia. A Coruja é a passagem para o desconhecido. Está ligada à verdadeira alquimia, que consiste em pegar o material bruto de que somos feitos e nos transformar em ouro (seres sagrados e melhores). É a medicina da sabedoria antiga. Os xamãs evocam a força desta energia para discernimento da verdade, do que nós estamos buscando.

Conexão com o AR

Quando o elemento AR está em falta, nos tornamos “pesados”. Falta-nos criatividade, entusiasmo e motivação. Já o elemento AR em excesso causa o que chamamos de “cabeça nas nuvens” ou “a cabeça-de-vento”. Ficamos sem foco, dispersos.

Precisamos buscar o equilíbrio na conexão com o elemento AR para sermos mais leves, pacientes e desapegados para aceitarmos ideias inovadoras e nos transformar em pessoas melhores.

Desapegar - soltar, entregar, deixar ir, partir, fluir. É viver no presente sem o peso do passado e sem expectativas para o futuro. É saber que somos passageiros, sem posses, sem medo e sem culpa.

Formas de conexão – Entre as formas de conexão destacamos: visita a lugares altos (montanhas, picos), a respiração, a música (resultado da junção da palavra e som), a dança.

Atividade prática

• Respiração – exercício ao toque do sino

Quando somos bebê respiramos perfeitamente. Porém, o estresse, os problemas emocionais começam a interferir nesse processo. Uma maneira eficiente de buscar calma e equilíbrio é respirar devagar, enchendo e esvaziando completamente os pulmões.

Prática para aquietar a mente, por meio da respiração suave e profunda.
Inspire: A inspiração traz energia. Leva oxigênio para as nossas células.
Expire: A expiração relaxa. Promove a saída do gás carbônico, ajudando a eliminar as toxinas.

Buda, grande mestre da humanidade dizia "se você quer alcançar a iluminação mantenha-se sempre consciente de sua respiração”.

Pática: Dança dos Balões

1. Enchemos os balões com pensamentos positivos relacionados ao nosso propósito de vida. Colocamos nossos sonhos no nosso sopro.
2. Misturamos os balões no meio da roda.
3. De mãos dadas, fizemos a dança circular que reverencia o passado (ensinamentos ancestrais), agradece o presente (por estarmos aqui e agora) e abençoa o futuro (o sonho onde queremos chegar).
4. Cada participante pegou um balão, com muito respeito e com o propósito de cuidar do sonho que está no sopro daquele balão como se fosse seu próprio sonho.
5. Fizemos o pedido para que aquele sonho se realize e estouramos o balão devolvendo o sonho ao universo (porque somos todos um).
6. Dissemos: que o vento leve cada sonho ao tempo certo e local onde ele será realizado.
Alimento

Ao final da atividade, foram servidos pedaços de manga aos participantes. Esta fruta foi escolhida porque as flores da mangueira estão entre as espécies frutíferas que podem ser polinizadas pelo vento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo