A FORÇA NATURAL DO PAI

Certa vez ouvi um índio TUPI-GUARANI contar que na sua tribo todos se reúnem numa grande roda sagrada, em volta da fogueira. Com seus filhos pequenos no colo ou ao seu lado passam seus ensinamentos, cantam, silenciam, agradecem, celebram. Os filhos da tribo são cuidados com profundo carinho não apenas pelas mães. Todos os adultos participam da educação de todas as crianças da tribo.

NA VISÃO XAMÃ, aquele homem que desrespeita ou viola a mãe Terra, esta mãe generosa que acolhe seu filho e lhe fornece o alimento, é o mesmo que desrespeita a mulher, a sua família, os seus filhos. Ele está perdido e enquanto não resgatar a sua FORÇA NATURAL não conseguirá encontrar o seu PROPÓSITO.

Nossos ANCESTRAIS VIVIAM EM UNIÃO COM A TERRA. União que foi se perdendo a partir da revolução científica (que levou o homem ao pensamento, a razão) e da revolução industrial (que levou o homem a ficar um longo tempo no trabalho). A NATUREZA PASSOU A SER VISTA COMO UMA MÁQUINA. Entramos na era do CAPITALISMO e o SER FOI SENDO SUBSTITUÍDO PELO TER.

Hoje, a real crise que vivemos não é social, nem política ou econômica. É a CRISE DA CONSCIÊNCIA: uma incapacidade de experimentarmos diretamente a nossa verdadeira natureza. Porém, o lado positivo desta crise é que ela está nos levando a uma nova revolução.

A REVOLUÇÃO deste tempo é a da CONSCIÊNCIA. Cada vez mais, ESTAMOS BUSCANDO NOSSA FORÇA NATURAL. Estamos perdoando nossos próprios defeitos, aceitando o sofrimento do mundo físico ao invés de acreditar que pertencemos a ele.

Que força é esta?

No XAMANISMO reconhecemos que TODAS AS FORMAS DE VIDA POSSUEM TRÊS ASPECTOS (sagrado masculino, sagrado feminino e divino) que se estiverem alinhados traz a FORÇA NATURAL do ser. Independente do sexo ou da opção sexual, a natureza da pessoa pode ser mais masculina ou mais feminina.

O sagrado masculino é o guerreiro. Aquela pessoa que traça objetivos, cumpri metas, tem foco. O masculino quer resolver o problema para não fazer nada depois. É naturalmente acomodado. Se distancia para ver o mundo de fora. Está ligado ao CICLO SOLAR com as quatro estações do ano (Primavera, Verão, Outono, Inverno).

O sagrado feminino é a Deusa. Aquela pessoa que está ligada em tudo o que está acontecendo, dentro e fora. É pura energia. É movimento constante. Está ligado ao CICLO LUNAR com as quatro fases da lua (Nova, Crescente, Cheia e Minguante). Portanto, na natureza feminina as mudanças são mais constantes e intensas.

Se a característica masculina for maior que a feminina não haverá energia e movimento para alcançar o foco. Enquanto que se a característica feminina for maior que a masculina o movimento sem foco poderá leva-lo a caminhos errados.

Reconhecemos, portanto, que O PAI CURADO é aquele que ESTÁ CONSCIENTE, pois conseguiu SE CONECTAR COM A SUA FORÇA NATURAL. Ele tem o PENSAMENTO EM FOCO (do sagrado masculino) e o MOVIMENTO INTUITIVO (do sagrado feminino) para alcançar o seu PROPÓSITO (divino).

Este homem, ao ter filhos, sabe que O CUIDADO NÃO É DE EXCLUSIVIDADE DA MÃE. Ele deixará um NOBRE LEGADO aos seus filhos, pois este pai rompe as crenças e padrões e, assim, ENCORAJA SEUS FILHOS A SE REDESCOBRIR DENTRO DESTA SOCIEDADE.

Isabela Avelar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo