O elemento ÁGUA

(Atividade voluntária com crianças e professores do Amparo Maternal)

Todas as formas de vida (animal e vegetal) dependem da água para sobreviver. No nosso corpo, por exemplo, a água movimenta todas as nossas funções vitais.

A ÁGUA é o elemento das emoções, da purificação, do amor, da cura.

Assim como não devemos bloquear as águas de um rio, não devemos bloquear nossas emoções. As águas e as emoções precisam fluir. A água estagnada é a má água, isto é, a mágoa. Assim, quando bloqueamos nossas emoções, adoecemos.

Cada sentimento tem uma causa. Não devemos modificar a natureza da ÁGUA, nem do sentimento. É como tentar fazer a ÁGUA ter um formato arredondado em um copo quadrado. Temos que modificar é o recipiente, ou seja, os nossos pensamentos, nosso comportamento, nossa exposição a situações que geram desequilíbrio. Assim, se você ficar triste, uma dica é mudar de ambiente, se movimentar, fluir, como a ÁGUA e se expor à alegria, a sentimentos que proporcionam vibrações boas, positivas. Se estiver irritado, com raiva, o banho também pode ser uma boa dica, pois tem efeito calmante e é revitalizante.

Experiência - Cristais da ÁGUA

A ÁGUA tem o poder de captar a nossa vibração, a nossa energia. Essa descoberta foi feita pelo cientista japonês Masuro Emoto. Ele mostrou que a ÁGUA responde aos nossos pensamentos, palavras e às canções.

Masuro Emoto expôs a ÁGUA a diversas situações (sentimentos), depois congelou e fotografou os cristais da água, que formaram diferentes imagens.

Pensamentos positivos, palavras positivas e canções harmônicas formaram lindas imagens nos cristais da ÁGUA. Já os pensamentos negativos, palavras negativas e canções pesadas formaram imagens borradas, confusas.

Apresentação do documentário “Mensagem da ÁGUA”!
https://youtu.be/epoTVejvpEI

Nosso corpo

Se o nosso corpo é formado por aproximadamente 75% de ÁGUA podemos concluir que a influência dos nossos pensamentos, palavras e das canções, podem gerar saúde e beleza nas nossas vidas ou nos adoecer.

Nosso planeta

Se o nosso planeta Terra é constituído de aproximadamente 72% de ÁGUA, podemos concluir que a poluição das nossas ÁGUAS (rios, lagos, oceanos e mares) está adoecendo o nosso planeta.

O que fazer para salvar o planeta?

Cuidar primeiro de nós mesmos para termos a consciência do cuidado com o nosso planeta. Um grande mestre da atualidade, de nome Sri Prem Baba, compartilhou a seguinte mensagem no dia Mundial do Meio Ambiente (05-06)

“Se você quer ver um mundo melhor, vá atrás da sua felicidade. Uma pessoa feliz não destrói, não rouba, não engana, não polui, não degrada a natureza. A infelicidade em nós é o que tem causado tanto sofrimento e destruição, para nós e para a natureza”.

Como cuidar de nós?

1 - Eu: assumindo que a minha felicidade só depende de mim.
2 - Positividade: buscando sempre ver o lado positivo de tudo.
3 - Escolha: escolher bem o que você come, bebe, o que você pensa e como você age diante das situações.
4 - Desapego: desapegar-se de tudo que te aprisiona; sentimentos; coisas materiais, pré-conceitos.
5 - Respeito: honrar nossos pais, avôs e ancestrais, ou seja, a nossa história.
6 - Fé: ter fé em Deus e em você.
7 - Amor: “Amar a Deus sobre todas as coisas e próximo como a ti mesmo”.

Roda sagrada

Nas rodas sagradas, realizadas em muitas tribos indígenas, a ÁGUA corresponde a Direção Sul. Esta direção é representada pela estação do Verão, a época da vida em que estamos com mais energia, mais calor, mais explosão. Os instrumentos musicais utilizados para a conexão com a ÁGUA são piano, teclados, cravo, sinos.

Animal de poder - Os animais de poder da ÁGUA se localizam na direção Sul da roda sagrada. São os anfíbios e mamíferos marinhos. São os guardiões dos nossos sonhos.

Golfinho - O Golfinho é um desses animais. É o arquétipo do guerreiro, porque representa o alegre fluir das emoções (da ÁGUA). Suas armas são: não se debater, não ir contra a correnteza, deixar fluir com alegria. É a medicina da pureza, da alegria e do amor incondicional. Sua medicina nos ensina a mergulhar nas profundezas do nosso ser, para ouvir e entender nossos “sons” internos.

Conexão com a ÁGUA

Purificação/limpeza/Proteção

A ÁGUA proporciona nossa limpeza física e energética. É rica em energia porque se movimenta. Em contato com o nosso corpo, transmite a força desse movimento. Estar em conexão com este elemento, muitas vezes traz sensações de aconchego e proteção, porque se remete ao período em que ficamos envolvidos pelo líquido do ventre materno.

Banhos - Podem nos ajudar a eliminar as energias negativas se for feito com essa intenção.

• Cachoeira: é uma medicina potente, porque os minerais do solo, as partículas orgânicas das folhas, galhos e raízes das plantas, que estão na ÁGUA, além do movimento do vento e a luz do sol que derrama suas energias. Esse banho nos conecta com todos os elementos.

• Mar: é ainda mais potente, porque além de todos esses presentes da natureza tem, ainda, o sal e elementos vitalizantes.

• Banhos frios: ajudam a recuperar a vitalidade.

• Banhos quentes: é o melhor momento para usar óleos essenciais. O calor faz com que os óleos penetrem na pele mais facilmente.

Sons - barulho de ÁGUA (mar, chuva, cachoeira) tem efeito relaxante.

Beber - um simples copo de ÁGUA pode acalmar uma pessoa nervosa.

O ideal é beber 2 litros de água por dia para matar a sede, regular a temperatura corporal, fazer o transporte de sais minerais e vitaminas.

ÁGUA aromatizada - Para deixar esse líquido precioso com gostinho bom podemos acrescentar frutas, legumes, ervas e sementes. Os compostos ativos desses ingredientes ficam na água e ainda fazem bem a saúde.

Atividade prática

As mãos de todos os participantes foram lavadas e perfumadas com ÁGUA tratada e com ÁGUA perfumada, aromatizada com flores, cascas, folhas, madeira e raízes.

Os participantes foram divididos em três grupos para o preparo da ÁGUA aromatizada com ervas, frutas e condimentos. Depois eles enviaram vibrações positivas para a ÁGUA, por meio de palavras e pensamentos bons.

Gratidão, compaixão, paz, harmonia, amor, tranquilidade, união, lealdade, amizade, silêncio, respeito, paixão, alegria, solidariedade, educação, sinceridade foram as palavras ditas pelos participantes para energizar a água e abençoar o caminhar de cada um na vida.

As ÁGUAS aromatizadas e energizadas foram distribuídas em garrafinhas aos participantes.

Ao final da atividade, pedaços de melancia foram servidos para os participantes, por ser um alimento rico em ÁGUA. Foi um momento de muita descontração e bate-papo, onde alguns participantes expressaram seu sentimento em relação a Oficina Comunicar com o Coração.

___________________________________________________________________
Importante: A vida moderna está afastando as pessoas do contato com a natureza. Isso está gerando desiquilíbrio, ansiedade, medo e adoecendo as pessoas. Viver integrado e em equilíbrio com os quatro elementos da natureza proporciona saúde e força para o ser humano. Porque somos a natureza! Somos formados por todos os elementos da natureza. Terra = corpo (nossas sensações); Água = sangue (nossas emoções); Ar = sopro, respiração (nossa mente, nosso intelecto); Fogo = espírito (intuição, paixão).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo