O CASAMENTO MÍSTICO DO SOL E DA LUA

O equilíbrio do SAGRADO FEMININO (LUA) com o SAGRADO MASCULINO (SOL), ou seja, do CASAMENTO DO SOL E DA LUA, gera uma vida mais conectada a sua própria essência e, assim, a saúde. No simbolismo do povo Uros, este casamento ocorre quando o SOL está acima para iluminar, renovar e a LUA está abaixo para dar flexibilidade com seus ritmos biológicos.

Os Uros resistiram às invasões, desde a época dos Incas, vivendo em ilhas flutuantes no lago Titicaca, entre o Peru e a Bolívia. A sabedoria deste povo vem de encontro a um pensamento de DARWIN: "numa espécie não são os mais fortes e nem os mais inteligentes que sobrevivem e sim as que têm melhor CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO".

Mas, o que a capacidade de adaptação tem haver com o SAGRADO FEMININO (LUA) e com o SAGRADO MASCULINO (SOL)? PORQUE O CASAMENTO SÓ OCORRE QUANDO CADA UM, EM SEU EQUILÍBRIO, SE ADAPTA AO OUTRO. Porém um não deve predominar a custa do outro.

Se você fechar os olhos agora e imaginar uma folha de papel em branco na sua frente, onde enxergaria o desenho do seu SOL e da sua LUA? A partir desta sua visão, em analogia com a explicação que segue, reflita em que momento está o casamento do seu SOL/SAGRADO MASCULINO com a sua LUA/SAGRADO FEMININO.

O SOL/SAGRADO MASCULINO deve estar acima para aquecer, iluminar. Ele representa o ESPÍRITO, que é imortal. É como o PICO DE UMA MONTANHA, que mantem a conexão com o céu. É o ouro. A LUA/SAGRADO FEMININO deve estar abaixo para dar a firmeza e a calma da terra macia e úmida. Ela representa a ALMA, que é algo profundo. É como o VALE DE ÁGUAS, que mantém a conexão com a Terra e seres. É a prata.

O SOL atua com a sua luz, que renova a vida na Natureza. Traz a CLAREZA (conhecimento ou inteligência). É a Sabedoria do CONSCIENTE, do CONCRETO, do PALPÁVEL. Com sua CLAREZA, o SOL mantém a LUA/ALMA/ VIVA INTUITIVAMENTE.

A LUA atua com os seus RITMOS BIOLÓGICOS, que cresce, decresce e desaparece. Traz a FLEXBILIDADE. É a SABEDORIA DO INCONSCIENTE, do instinto, da intuição. A LUA ESPELHA a luz do SOL/ESPÍRITO e fortalece a CONSCIÊNCIA SOLAR.

O desequilíbrio deste casamento pode ocorrer de algumas formas. Por exemplo, tudo que tem vida, quando exposto de maneira exagerada à luz solar, perde a sua SEIVA VITAL. É quando o ser humano arde em um fogo frio que o deixa sem interesse pela humanidade. Por outro lado, a própria SEIVA VITAL adquire a frieza da desumanização quando for exposta a pouca luz. É quando o ser humano fica atolado no pântano das mudanças de humor e das emoções alteradas.

Na busca do equilíbrio, o PICO DA MONTANHA (SOL) precisa se expor à umidade e o VALE DE ÁGUAS (LUA) precisa da luz solar. Portanto, o casamento vai acontecer quando a CONSCIÊNCIA (SOL) de uma pessoa é capaz de funcionar em uma dimensão mais profunda, fazendo uso do SUBCONSCIENTE = INTUIÇÃO (LUA). Desta forma, ela começa a participar de maneira transformadora, integrando tudo a sua volta. É A PERCEPÇÃO DA “UNIDADE”.

A UNIDADE é a soma da flexibilidade e intuição feminina (LUA) com a clareza e inteligência masculina (SOL).

Para buscar esta unidade os iogues utilizam a respiração (pranayama) polarizada. Esta técnica equilibra o SOL (Surya) e a LUA (Chandra), a partir de canais energéticos que sobem ao longo do eixo da coluna vertebral, entrelaçando-se junto aos chakras. É no chakra do “terceiro olho”, que eles se fundem. Desta forma, o iogue deixa de viver na dualidade e se torna um ser unificado. Este casamento místico gera a abertura do chakra da coroa como uma flor de lótus se abrindo em mil pétalas.

Isabela Avelar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo