O AMOR MITAKUYE OYASIN

Certa vez, ouvi um índio dizendo que na sua tribo todos se reúnem numa grande roda sagrada, em volta da fogueira, com seus filhos ou netos no colo para passar seus ensinamentos. Cantam, silenciam, agradecem, celebram a natureza, a vida e o amor. Nesta tribo todos participam da educação de todas as crianças – os filhos da tribo.

Tempos atrás, circulou nas redes sociais uma linda mensagem sobre um costume verdadeiramente belo de uma tribo do Sul da África. Quando alguém se comporta de forma inadequada, os membros da tribo levam essa pessoa ao centro da aldeia e recordam todas as coisas boas que ela já fez. Esta tribo acredita que todos nós viemos ao mundo sendo bons e que os deslizes são pedidos de ajuda. Todos dizem para a pessoa: EU RESPEITO VOCÊ, VALORIZO VOCÊ E VOCÊ É IMPORTANTE PARA MIM. E a pessoa responde: EU SOU BOM E EU EXISTO PARA VOCÊ. Esta é a linguagem do amor que esta tribo nos ensina.

Ao contrário do mundo moderno, que considera importante a individualização do ser humano, no xamanismo consideramos que VIVER EM COMUNIDADE é muito importante e que cada indivíduo precisa contribuir para o equilíbrio da comunidade. Porque TODAS AS HISTÓRIAS FAZEM PARTE DA SUA HISTÓRIA.


Estamos todos LIGADOS COM A FONTE DE VIDA DO UNIVERSO. Pertencemos à MÃE-TERRA - que representa o sagrado feminino, e ao PAI CÉU - que representa o sagrado masculino. Acreditamos que o EQUILÍBRIO DO MASCULINO E FEMININO É UMA FONTE DE PODER na busca pelo AMOR PRÓPRIO e pelo AMOR POR TODAS AS NOSSAS RELAÇÕES, o que os LAKOTAS chamam de MITAKUYE OYASIN – um mantra que significa “relacionar amorosamente com todos os seres que possuem espírito e com todas as nossas vidas vividas”.


Neste caminho vermelho ou caminho do coração buscamos o equilíbrio integrados na natureza, já que somos parte dela, que SOMOS UM SÓ CORAÇÃO. Manter a conexão com os elementos naturais é importante, mas o AMOR é o que nos guia. Por isso, se você for mais ÁGUA/EMOÇÃO OU AR/MENTE, mais TERRA/CORPO OU FOGO/INTUIÇÃO em algum momento da sua vida, FIQUE EM PAZ, porque fazemos parte de um PROCESSO ORGÂNICO NATURAL. Passamos por ciclos ou fases naturais. As plantas não florescem 365 dias no ano.


Estamos aqui de passagem! E no final de tudo apenas uma coisa importa: O QUANTO VOCÊ AMOU. Mas falo do AMOR que fazemos girar. Aquele que nos leva a viver experiências incríveis juntos em qualquer lugar do planeta, a qualquer hora. É aquele AMOR que nos ensina que O LUGAR SAGRADO DO PLANETA ESTÁ DENTRO DE NÓS E HÁ UMA ALEGRIA RESERVADA QUANDO DESCOBRIMOS ESTE PARAÍSO.
Ahoo!


Dica de filme:O quinto elemento https://youtu.be/Uj0TpiN-Yro
Isabela Avelar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo