O elemento FOGO

(Atividade voluntária desenvolvida com crianças e professores do Amparo Maternal)

Quando estamos conectados e em equilíbrio com: o nosso elemento Terra - que corresponde ao nosso corpo, temos base firme; o nosso elemento Água - que corresponde as emoções, temos relações saudáveis; o nosso elemento Ar - que corresponde ao intelecto, temos mente clara. Assim, temos a capacidade de conectar e equilibrar com o nosso quarto elemento, o Fogo – que corresponde a INTUIÇÃO.

O Fogo representa a INTUIÇÃO, o encontro com o nosso poder interior.

A CONEXÃO com o nosso elemento Fogo, ou seja, com o nosso PODER INTERIOR, nos faz PERCEBER: 

1. Quais aspectos precisam ser transformados (ex: não gostos)
2. O que é necessário deixar ir (ex: raiva)
3. O que é preciso que se fortaleça (ex: respeito - tratar o outro como gostaria de ser tratado)
A Águia é um animal de poder que traz a energia do elemento Fogo. Nossos ancestrais e irmãos índios nos ensinaram que a energia da Águia e do Fogo está localizada na direção Leste, onde nasce o sol.


ATIVAR O FOGO EM NÓS É DAR VIDA A NOSSA INTUIÇÃO.


É reconhecer os sinais do nosso caminho.


• Cada um escolheu a mandala com a qual mais se identificou e leu para si a mensagem que ela traz.
(a atividade foi feita ao toque do berimbau, que representa o Fogo como todos os instrumentos de corda).


ATIVAR O AR EM NÓS É DAR VIDA AO NOSSO SOPRO.


É reconhecer que precisamos falar a verdade do nosso coração.


• Fizemos o sopro `Rá´ para liberar toda energia condensada na nossa voz.
• Passamos o Bastão Falador e cada um disser uma palavra que representa o seu grito de guerra da verdade do seu coração. A palavra foi tirada da mensagem da mandala escolhida.


ATIVAR A TERRA EM NÓS É DAR VIDA AO NOSSO CORPO.


É reconhecer que precisamos colocar o corpo em movimento.


• De mãos dadas, fizemos a dança circular sagrada com a canção:
“Eu sou a presença divina da luz,
Eu sou, eu sou, eu sou.
Eu sou a presença divina da paz,
Eu sou, eu sou, eu sou.
Eu sou a presença divina do amor,
Eu sou, eu sou, eu sou.
Presença de luz, presença da paz, presença do amor,
Eu sou, eu sou, eu sou”.


ATIVAR A ÁGUA EM NÓS É DAR VIDA AS NOSSAS EMOÇÕES.


É reconhecer que precisamos deixar as emoções fluírem e expressa-las.


• Os participantes receberam um papel em branco e um lápis para responderem as perguntas:
1. Quais os três melhores sentimentos que trago no meu coração?
2. Algo que me deixa muito feliz?
3. O que mais gosto de fazer?
4. Qual o meu sonho?
5. Quem sou eu (nome)


Curiosidade


A descoberta e o domínio do fogo foram as primeiras grandes conquistas dos nossos ancestrais. Antes de aprender a fazer o fogo o homem só conseguia obtê-lo pela queda de um raio e tinha de mantê-lo aceso dia e noite. Ele aprendeu a produzir fogo atritando duas pedras junto com vegetação seca. O domínio do fogo há mais de um milhão de anos mudou a vida totalmente. O homem passou a ter luz à noite, a assar os alimentos e a proteger-se do frio e dos animais selvagens. Tempos depois, descobriu que podia endurecer a argila e fabricar utensílios de cerâmica. Desde então, passou a dominar o ambiente e a não depender tanto das condições da natureza como os outros animais. O fogo foi o começo indispensável da tecnologia.


Conseguimos ACOLHER cada um desses aspectos como SAGRADO, reconhecendo o DIVINO que nos habita.

Quando compreendemos que SOMOS SERES SAGRADOS, a nossa vida passa a ter um SENTIDO VERDADEIRO.

Encontramos uma força inesgotável de MOTIVAÇÃO para realizar nossa missão.

A conexão com o nosso elemento Fogo gera uma ENERGIA IRRADIANTE que nos enche de uma vontade incrível de VIVER.

Passamos a ser VIBRAÇÂO (a vibrar na ação). É quando conseguimos dar cor e beleza a nossa vida.

COMPREENDEMOS QUE A MEDICINA ESTÁ DENTRO DE NÓS.

Águia - Animal de Poder

Representa o renascimento.

Significa a iluminação.

Corresponde a visão ilimitada que traz o poder da transformação.

Mito da Águia - Existe um mito que retrata bem o poder de transformação e renascimento da águia. Reza a lenda que quando a águia chega a uma determinada idade, ela precisa tomar uma difícil decisão. Suas unhas estão amolecidas, ela já não consegue se segurar nas pedras no alto das montanhas ou agarrar sua comida. Seu bico está encurvado e gasto e suas penas estão pesadas, dificultando seu voo. Assim, ela precisa decidir se morre ou se passa por um doloroso processo de renovação. Esse processo consiste em subir até uma montanha muito alta onde ficará nos próximos meses. Ela arranca suas unhas e suas penas com o bico e finalmente quebra o próprio bico nas pedras. Com o passar do tempo ela se reveste de penas novas, e cresce um novo bico e unhas afiadas. É um processo difícil, mas passada essa provação ela estará equipada para viver por vários e vários anos.

Atividades práticas

Utilizamos a energia do Fogo, a AÇÃO, para ativar os nossos 4 elementos.

Ativar o Fogo - Intuição via Mandala 

Ativar o Ar – Palavra do Bastão Falador 

Ativar a Terra – Movimento da Dança 

Ativar a Água - Prática para expressar emoção pela fotografia 

Cada um dos participantes foram fotografados e, depois, todos os participantes foram fotografados juntos, posicionados como numa linda mandala humana, expressando o movimento de que TODOS SOMOS UM.

Alimento: Para representar o elemento Fogo, o alimento escolhido para o momento da partilha foi a maça, por representar a paixão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo