Conexão com o elemento AR


O AR representa a nossa MENTE, o nosso intelecto. É o elemento da SABEDORIA, do CONHECIMENTO, da COMUNICAÇÃO. Está relacionado com os mestres, com a ANCESTRALIDADE. Não conseguimos viver sem o AR, que é absorvido por meio da nossa respiração. 

O AR em DESEQUILÍBRIO torna a nossa mente inquieta gerando níveis de ansiedade que podem resultar em doenças como a depressão. Quando o AR está faltando em nós ficamos APEGADOS a padrões antigos e nos tornamos “pesados”. Quando o AR está em excesso ficamos TÃO CRIATIVOS QUE PERDEMOS O FOCO (cabeça nas nuvens).

COMO BUSCAR O EQUILÍBRIO DESTE ELEMENTO? O AR/MENTE se beneficia com a QUIETUDE. 
Uma mente tranquila é uma mente em ESTADO DE PRESENÇA. ATIVAR O AR EM NÓS É DAR QUIETUDE A NOSSA MENTE E VOZ AO NOSSO SOPRO/COMUNICAÇÃO. Buda já dizia: "SE VOCÊ QUER ALCANÇAR A ILUMINAÇÃO MANTENHA-SE SEMPRE CONSCIENTE DE SUA RESPIRAÇÃO”.

Quando somos bebê respiramos perfeitamente. À medida que nos tornamos adultos, o estresse, os problemas emocionais começam a interferir nesse processo. Com isso, a MENTE tende a disparar, se torna INQUIETA, necessitando de calma.

Precisamos REAPRENDER A RESPIRAR para equilibrar o ar em nós. A inspiração traz energia, leva oxigênio para as nossas células. A expiração relaxa, elimina as toxinas das células. Algumas técnicas de respiração ou pranayamas nos ajudam a liberar toda energia condensada na nossa respiração e na nossa voz, como o sopro Rá. Outras técnicas são realizadas para acalmar a mente.


O AR é o mais sutil dos elementos. Não podemos vê-lo. Podemos ver apenas ver a sua ação na natureza como o movimento das folhas secas. Também podemos senti-lo na nossa pele ou em um cheiro que ele traz. Porém, o AR traz consigo a energia da transformação. De uma brisa suave a uma ventania, o ar transforma tudo aquilo com o qual entra em contato. É capaz de transportar as sementes e o pólen das flores, fecundando e propiciando a renovação da vida.


ESTA FORÇA DO ELEMENTO AR ESTÁ ASSOCIADA A COMUNICAÇÃO. É o poder da PALAVRA e do SOM. A tradição tupy-guarani acredita que o ser humano é uma "palavra-habitada". Que um som tem o poder de criar, de curar, de transformar, de ferir. Os tupys e outras etnias como chipibo, yawanawá desenvolveram técnicas de cura utilizando-se de cantos, rezos, emissão de sons, palavras sagradas. Para eles, a PALAVRA TEM PODER DE CURA. Nas rodas medicinais utilizamos o Bastão Falador, onde cada participante tem a oportunidade de expressar a VERDADE DO SEU CORAÇÃO.


Manter o EQUILÍBRIO do elemento AR em nós é fundamental para VERMOS TUDO QUE QUEREMOS NA NOSSA VIDA. Este equilíbrio promove o despertar dos nossos TALENTOS/HABILIDADES, a nossa capacidade de EXPANSÃO e nos dá FOCO para projetar nosso FUTURO.


Na próxima postagem veremos que quando o AR está em EQUILÍBRIO conseguimos ter CLAREZA NA NOSSA MENTE e ENXERGAR NOSSOS TALENTOS. Você verá o que os talentos tem em comum com as habilidades dos animais de poder. Ahoo!



Acesse para exercício de respirar e acalmarhttps://www.youtube.com/watch?v=hAURfqN-D7E



Isabela Avelar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo