TERRA: a nossa casa

(Atividade voluntária com crianças e professores do Amparo Maternal)

A TERRA é o elemento ao qual somos mais próximos, já que é a nossa casa - o Planeta TERRA. Sobre ela os outros três elementos (água, ar e fogo) se apoiam. É o elemento da abundância, da prosperidade, da riqueza.

A TERRA contem os reinos animal, vegetal e mineral. O que precisamos para sobreviver, para não adoecer e para nos curar vem dos reinos da TERRA. Ela é vital para a produção dos nossos alimentos. Nela estão os componentes medicinais necessários para fabricar remédios que curam milhares de doenças.

Nosso corpo é formado pelos mesmos minerais da TERRA. Nossos ancestrais e as populações que moravam nas matas e florestas utilizavam os recursos que a TERRA lhes fornecia e esses ensinamentos eram passados de geração em geração.

Reino Animal: arquétipo do urso, o animal de poder do elemento TERRA

Os animais no xamanismo, são classificados segundo os quatro elementos (há variações de linhas ) : Criaturas aquáticas, anfíbios = elemento água; Répteis = elemento terra; Pássaros = elemento ar; Mamíferos = elemento fogo

Os répteis são os guardiões dos registros da TERRA, ensinam a capacidade de sobrevivência. Nossos ancestrais também reconhecem alguns animais, que vivem nos campos, florestas, tocas, cavernas, como símbolos do elemento TERRA. Entre eles: búfalo, alce, veado, antílope, cavalo, formiga, esquilo, texugo, urso, lobo, javali, coelho, marmota.

Escolhemos o urso para representar o animal de poder do elemento TERRA, pela característica de sua vida e por ser o animal que corresponde à direção Oeste na roda sagrada. A direção oeste é considerada pelos xamãs a direção do elemento TERRA e do Outono. Representa a fase adulta da vida. Expressa o princípio feminino.

O urso é um animal que vive uma parte do tempo na superfície, no mundo externo, e outra parte do tempo na caverna, no silêncio do mundo interno e no contato com as outras dimensões. Na sabedoria xamã é o animal do arquétipo curador que nos ensina, por meio da introspecção, o desenvolvimento da nossa força interior e a nossa autossuficiência para enfrentar os desafios da vida. Representa o autoconhecimento.

Reino Mineral: uso e manuseio da argila como medicina da TERRA

Os xamãs reconhecem este reino como o povo pedra. Os minerais são substâncias sólidas, que possuem cristalização. São caracterizados por propriedades físicas e químicas que ao longo dos anos foram formadas pela intervenção da natureza como temperatura, calor, pressão, etc.

No Reino Mineral são encontrados diferentes tipos de pedras como: grafite, cristal, diamante, ouro, prata, cobre, quartzo, turmalina, entre outras. Neste reino encontramos, ainda, as rochas, agregados naturais e multigranulares constituídos por dois ou mais minerais. Exemplo de rochas: granito, arenito, mármore, basalto, entre outros.

A argila também faz parte deste reino. É a TERRA gordurosa. Possui uma força curadora extraordinária. É uma medicina natural que sempre foi usada intuitivamente pelos animais para alívio em seus ferimentos. Eles rolavam na lama de argila para se curar. O uso da argila no corpo para a cura de doenças sempre foi utilizado, também, pelos nossos ancestrais, por povos e culturas muito antigas como: hindus, chineses, nórdicos e povos indígenas das Américas. Mahatma Gandhi foi um fiel adepto do uso da medicina natural, chamada na índia como Medicina Ayurvédica, que utiliza a argila em vários tratamentos.

A argila contém substância viva. É provida de inteligência da natureza, segundo os xamãs. Ela entrava a proliferação de micróbios ou bactérias patogênicas ou corpos parasitários. Favorece a reconstituição celular sã, ajudando a por para fora as inflamações, dores e febres.

Ela pode ser verde, vermelha, amarela, cinzenta, branca. Cada uma delas tem suas propriedades específicas por conter tipos de minérios diferentes. Quanto mais a argila tiver sido exposta ao sol, ao ar e a água pura ou de chuva, mais ativa ela se torna.

A primeira ação da argila é a drenagem dos princípios mórbidos do local tratado. Entre os principais benefícios medicinais da argila estão: eliminar toxinas, estimular a micro circulação cutânea, promover uma microabrasão – peeling suave, regular a produção sebácea, regular a queratinização, regular a temperatura do órgão enfermo uniformizando a irrigação sanguínea.

Durante a oficina utilizamos a argila verde e a amarela na aplicação em partes do corpo e rosto dos participantes.

Reino Vegetal: o alimento da TERRA e as plantas que curam

O Reino Vegetal ou das plantas é composto de aproximadamente 400 mil espécies conhecidas. É um dos maiores grupos de seres vivos. As plantas foram os primeiros seres habitantes do planeta TERRA.O Reino Vegetal é responsáveis pela nutrição de diversos organismos. Sem a existência desses seres a vida na TERRA seria impossível.

O Reino Vegetal da TERRA é vital para a produção dos nossos alimentos. Os nossos ancestrais sempre fizeram uso de alimentos frescos para uma vida saudável. Durante a oficina servimos o milho para todos os participantes e falamos um pouco sobre este grão nutritivo, cultivado a milhares de anos.

O uso das plantas como remédio para tratar e prevenir doenças também era comum na vida dos nossos ancestrais e, ainda hoje, na vida de alguns avós. Para promover o contato com estas plantas medicinais, apresentamos mudas de alecrim, sálvia, mirra, arruda, alfazema, pimenta, balsamo, manjericão. Os participantes fizeram o plantio das mudas e interagiram com a TERRA.

Conexão e comunicação com a TERRA pelas batidas do coração

O poder da conexão e comunicação com a mãe TERRA ou o elemento TERRA é a introspecção, a capacidade de ver no fundo de nós mesmos o potencial da própria vida. Esta conexão e comunicação com a TERRA nos leva ao desenvolvimento da força interior, da autossuficiência, que nos permite enfrentar os desafios da vida. É o reconhecimento dessa força que está dentro de todos nós.

Para ativarmos esta força da natureza em nós, além do plantio das ervas medicinais, trabalhamos com o manuseio e o uso medicinal da argila no corpo e do toque do tambor. Os instrumentos de percussão representam o elemento TERRA, E, especificamente, o tambor é considerado pelos xamãs como o instrumento que tem o mesmo som das batidas do coração da mãe TERRA e das batidas do coração do bebê no ventre da sua mãe. Durante a oficina, o tambor foi utilizado nas práticas, acompanhado de cantos, mantras e da oração Celta em reverência a grande mãe TERRA:

“Que eu tenha hoje e a cada dia
A força dos Céus
A luz do Sol
O resplendor do Fogo
O brilho da Lua
A presteza do Vento
A profundidade do Mar
A estabilidade da Terra
A firmeza da Rocha”
Músicas e mantras entoados
“Terra meu corpo
Água meu sangue
Ar meu sopro
Fogo meu espírito”
“Esta casa tem quatro cantos
Em cada canto tem uma flor
Nesta casa não entra maldade
Nesta casa só entra o amor”
“Abro as janelas do meu coração
Entrego
Confio
Aceito e
Agradeço”
“Que nós e todos os seres sejamos felizes”

Para finalizar a oficina “Comunicar com o coração” sobre o tema “O elemento TERRA”, um dos participantes sorteou a leitura do número 10 do Código de Ética dos Índios Norte Americanos para reflexão de todos, que diz: “Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo”.

____________________________________________________________________
Foi com muita gratidão que mais uma vez nos encontramos para vivenciarmos, juntos, atividades da oficina “COMUNICAR COM O CORAÇÃO” sobre o tema “TERRA”, um dos elementos da natureza. Nosso principal objetivo foi compartilhar o conhecimento oral e prático sobre a importância do elemento TERRA para a sobrevivência e o poder que a conexão com este elemento gera dentro de nós.

Os conteúdos apresentados neste trabalho foram: TERRA: a nossa casa; Reino Animal: arquétipo do urso, o animal de poder do elemento TERRA; Reino Mineral: uso e manuseio da argila como medicina da TERRA; Reino Vegetal: o alimento da TERRA e as plantas que curam; Conexão e comunicação com a TERRA pelas batidas do coração.

Com duas horas de duração, utilizamos os seguintes recursos nesta oficina: forros com imagens de flores, globo terrestre, argila para manipular, argila medicinal (verde e amarela), mudas de plantas medicinais, carta com imagem do urso (do livro Animais de Poder), milho verde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O segredo